Alimentação Saudável: Como montar o Lanche para o seu filho levar à Escola
A alimentação no período em que a criança está na escola é tão importante quanto a alimentação dos outros momentos.
Quando os lanches são oferecidos em porções adequadas e com uma boa qualidade nutricional são um ótimo jeito para atingir o potencial de crescimento das crianças e – ao mesmo tempo – manter um adequado estado nutricional até a fase adulta. Além disso, disponibilizam energia necessária para que a criança consiga se concentrar e ficar disposta durante os estudos.
Um lanche desbalanceado pode acabar afetando de forma negativa a longo prazo, uma vez que crianças e adolescentes estão em um momento importante para o seu desenvolvimento. Tradicionalmente, quando pensamos em lanches pensamos em coisas rápidas e prontas para o consumo, como bolachas e sucos de caixinha, ou seja, alimentos industrializados ultraprocessados. Estes alimentos são ricos em gorduras e açúcares (tornando-os muito calóricos) e pobres em fibras, vitaminas e minerais, favorecendo o ganho de peso excessivo nas crianças, que atinge uma em cada três crianças brasileiras.
4 Alimentos Essenciais para o Lanche das Crianças na Escola
A escolha dos alimentos a serem consumidos nos lanches deve seguir as recomendações do guia alimentar para a população brasileira: dar preferência para alimentos in natura ou minimamente processados, limitar os processados e evitar os ultraprocessados.
Mas, falando de modo mais prático, são quatro os principais itens que devem constar na lancheira:
1 – Um líquido
Algum tipo de suco, chá ou água de coco – sempre dando preferência para os sem açúcar. Importantes para repor as perdas durante as atividades físicas.
2 – Uma fruta:
Uma estratégia aqui é utilizar frutas que sejam práticas e fáceis de comer sem a necessidade de utilizar utensílios, como a maçã, banana, uva, morango, bergamota.
3 – Uma fonte de carboidrato:
O papel aqui é fornecer energia para as atividades que precisam ser realizadas. Pães, bolacha (sem recheio) ou bolos caseiros.
4 – Uma fonte de proteína:
Aqui geralmente entram as fontes derivadas do leite: queijos, requeijões ou iogurtes. Aqui é importante alertar que só devem ser consumidas se for possível manter em temperatura adequada até a hora do consumo!
Evite ao máximo esses alimentos no lanche da escola
Oferecer de lanche para as crianças os seguintes alimentos: snacks e salgadinhos de pacote,refrigerantes, isotônicos (exemplos: Gatorade, Powerade, Ironage), balas, bolos com recheios e cremes, frituras, bolacha recheada, bolachas doces e salgadas.
Autora: Gabriela Pacheco Ferreira, Nutricionista. Saiba mais sobre a consulta de Nutrição. Agende um horário
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 156 p. : il.